Saiba como estruturar um bom planejamento para o seu negócio
O planejamento financeiro de uma empresa faz parte da estrutura que constitui todas as fases de crescimento e amadurecimento no competitivo ambiente dos negócios. Essa prática é muito importante para compor as estratégias de qualquer negócio que busca se fortalecer no mercado e alcançar seus objetivos em termos de custos, rentabilidade e retornos sobre investimento (ROI) de cada produto e serviço.
É fundamental que o negócio conte com o planejamento financeiro, pois sem ele o gestor não tem condições de estimar o fluxo de caixa futuro, as margens de lucro, o ponto de equilíbrio e outros indicadores essenciais. Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo explica que quando essa logística é feita a partir de dados confiáveis o planejamento financeiro serve de base para tomada de decisões estratégicas sobre o futuro da empresa. “Não é possível fazer um planejamento financeiro, com projeções de lucro, capital de giro ou aumento de vendas, se o empresário não sabe como está a saúde do caixa. Além disso, o planejamento financeiro precisa estar alinhado com o planejamento estratégico da organização”, ressalta.
Um planejamento financeiro estratégico nunca deve ser voltado apenas para ações imediatas, ou seja, com resultados a curto prazo. É preciso ter uma visão geral do negócio, assim como do ambiente e do mercado nos quais ele está inserido, revisando quais são os objetivos da organização a longo prazo. É importante, também, estabelecer a situação financeira que deseja atingir em alguns anos, de forma a começar agora mesmo a implementar planos de ação que viabilizem o alcance desses objetivos.
Etapas essenciais para um bom planejamento financeiro
Não arrisque investir em um negócio sem antes fazer um bom planejamento financeiro empresarial com ajuda de um profissional qualificado. “O planejamento financeiro estratégico é fundamental para manter o controle das finanças da empresa e com isso garantir a durabilidade e o sucesso da organização. O orçamento ocupa um papel principal ao indicar, com detalhes, quais devem ser os gastos e investimentos a serem realizados, prevendo também as receitas da organização”, finaliza a conselheira.
Fonte: Valéria Bax, conselheira do Decisão Atacarejo. Possui ampla experiência no atacado e varejo há mais de 30 anos. Especialista nas áreas de Marketing e RH. MBA em Marketing, Gestão de Negócios e Gestão Comercial. Conselheira Empresarial. Instagram @/decisaoatacarejo
Foto: Internet