Associação de Imprensa Nacional
[email protected]
Login
Facebook
Instagram
SoundCloud
RSS
Sobre NósExpediente
A Associação
  • Home
  • Sobre Nós
  • Associados
  • Filie-se
  • Convênios
  • Notícias
    • PR Newswire
  • Cursos e Eventos
  • Expediente AIN
  • Fale Conosco

Jornalista tem acesso barrado no Salão do Automóvel e improvisa entrevista com modelo na portaria do evento

19 de novembro de 2018Felipe de JesusNotícias

De 8 a 18 de novembro de 2018 ocorre em São Paulo, na Expo São Paulo, a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel. Considerado o maior evento de exposição de automóveis do setor da indústria automobilística na América Latina. Nessa edição em especial, a infraestrutura do evento conta com uma área de 110.000 m², com cerca de 70 expositores, mais de 500 veículos em exibição, além de um espaço externo para test-drive.

Não é de conhecimento do público em geral, mas por determinação dos organizadores, dois dias antecedentes a abertura geral do evento para visitantes (dias 6 e 7 de novembro), o acesso destina-se exclusivamente à imprensa e seus respectivos jornalistas.

Por esta razão no dia 7 de novembro (quarta-feira), o jornalista Rodrigo Lico se dirigiu ao credenciamento de imprensa nos arredores do evento. Tal como seus colegas de profissão pretendia elaborar uma matéria jornalística abrangente, destacando as curiosidades e as novidades do Salão. Entrevistar representantes das marcas a partir das coletivas de imprensa agendadas para esse dia.

O jornalista se direcionou a fila do credenciamento e no atendimento apresentou sua carteira de jornalista diplomado (órgão oficial da Fenaj- Federação Nacional dos Jornalistas), que identifica o profissional de comunicação, com MTB, do qual o individuo de sua posse tem amparo legal pela Lei de Imprensa nº 5.250 de 9.2.1967 art. V, que prevê o livre acesso de imprensa em locais de reuniões e eventos culturais em geral.

No ato do credenciamento o jornalista recebeu a informação através da recepcionista, que não poderia ter acesso ao evento. O mesmo deveria se credenciar no site da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Rodrigo tentou argumentar que já participou do evento em edições anteriores e que havia realizado o credenciamento de imprensa no ato da entrada normalmente, mas infelizmente não obteve sucesso e teve seu pleito indeferido.

Na condição de jornalista profissional, Rodrigo não poderia voltar para redação sem nenhuma matéria produzida, ou como se diz no jargão “de mãos abanando”, e “para não perder a viagem”, optou por fazer uso de sua criatividade e decidiu entrevistar uma modelo que adentrava ao recinto.

Rodrigo abordou a modelo Beatriz Moura (foto em anexo) na portaria, que antes de se produzir para exercer suas funções no evento concedeu uma entrevista exclusiva, sobre os desafios da profissional de eventos no Salão do Automóvel.

A difícil e não tão glamorosa rotina de uma modelo
no Salão do Automóvel

Beatriz Moura tem 27 anos, trabalha como recepcionista de eventos e a cerca de doze anos e afirma: “não é uma vida glamorosa, as modelos ficam em média 15 horas por dia em cima do salto, e se trabalharem como destaque têm que usar um vestido diferenciando e salto 15”, argumenta a modelo.

Segundo ela existem muitas variáveis na contratação da modelo, como o cachê, a agência que contrata a profissional para desenvolver um determinado trabalho. Os requisitos são muitos, as modelos são questionadas, por exemplo, quanto tem de altura, quanto tem de quadril e peso, tudo isso influencia na contratação, destaca a modelo. Beatriz justifica: “não é uma vida fácil e glamorosa, é preciso ter muita garra, e esforço para se ganhar dinheiro neste meio”.

Sobre a questão do assédio ela diz: “somos assediadas porque somos bonitas, estamos vestindo roupas sensuais, com decotes ousados e provocantes, que destacam as qualidades físicas da mulher no intuito de chamar à atenção. É preciso ter muito jogo de cintura e deixar claro para aqueles que praticam assédio, que você está a trabalho e não a venda como um produto”.

Beatriz afirma que é formada em medicina veterinária e trabalha com eventos para complementar a renda nas horas vagas. Aproveita as oportunidades deste segmento enquanto é jovem e bonita, e sabe que no futuro, quando não for mais possível trabalhar neste meio, se dedicará exclusivamente para sua área de formação.

Mais informações

Rodrigo Lico, publicitário, jornalista diplomado e pós-graduado em Comunicação Organizacional (MTB:0061303-SP)

Tel:. +5511999137332
Instagram: @rodrigolico
Facebook: https://www.facebook.com/rodrigo.lico

Felipe de Jesus
Previous post ABRAJI: Como lidar com assédios contra jornalistas na rede Next post Conheça os finalistas da 7a. Edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo

14599781_10207903080483616_206607143_o

logo (1)

Pesquisa Perfil do Jornalista

http://ainonline.com.br/wp-content/uploads/2017/02/pesquisa-perfil-jornalista-brasileiro.pdf

Últimas Notícias

  • Concurso de Marchinhas Mestre Jonas prorroga prazo para inscrições
  • Primeiro pagode do ano: turnê “Ferrugem 10 Anos” desembarca em BH neste mês
  • Bloco Baianas Ozadas se une ao Grupo Mulheres do Brasil para destacar a luta contra o feminicídio
  • Soweto apresenta show histórico em BH neste sábado
  • Conheça as Candidatas ao título de Rainha da 52ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena
Log Out
Desenvolvido por logo (1)
  • Sobre Nós
  • Expediente AIN
  • Notícias
  • Fale Conosco
© 2019 All rights reserved. Associação de Imprensa Nacional. Desenvolvido por Agência Site Líder - Criação de Sites e Marketing Digital BH