As ações são realizadas pelo Grupo Bandeirantes e pelo Jornal Plural, em Curitiba
Para além das reportagens, veículos de comunicação estão participando de ações de solidariedade. Ao menos, é o caso da Band e do Jornal Plural, de Curitiba, que iniciaram projetos de arrecadação durante a pandemia da Covid-19.
A campanha nacional do Grupo Bandeirantes já está ajudando milhares de famílias. Com início há pouco mais de um mês, as doações alcançaram o valor de R$50 milhões, o dobro da meta inicial. O resultado possibilitou que, até a última segunda-feira, 26, fossem arrecadados quase 14 milhões de alimentos.
A ação é fruto da parceria entre a Band, a ONG Rede Gerando Falcões e a Central Única das Favelas (Cufa). Todos os veículos do Grupo participam do projeto social, assim como as emissoras próprias e afiliadas em todo o país. As doações à campanha são feitas online, por meio da página ‘Band contra a fome’.
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Na capital paranaense, a campanha de solidariedade é realizada entre o Jornal Plural, a consultora social Youngers e a agência de comunicação Zelig. A ação ‘Vale Solidariedade’ é destinada a ajudar famílias em situação de vulnerabilidade em sete vilas de Curitiba e de São José dos Pinhais a partir da entrega de vale-compras no valor de R$100.
O objetivo do projeto é que cada família possa utilizar o dinheiro de acordo com as suas necessidades, sejam elas em alimentação, higiene ou cuidados básicos. “Nós trabalhamos basicamente com jornalismo, mas a cidadania é também um compromisso nosso, assim como deve ser de todo mundo, especialmente num momento como esse”, afirma a coordenadora-geral do Jornal Plural, Rosiane Correia de Freitas.
De todo o valor arrecadado, 70% é destinado às famílias e 30% à gestão do programa, como pagamento das pessoas que fazem os contatos nas vilas e dos funcionários envolvidos no projeto. As arrecadações são feitas de forma online, por meio do site da campanha.
Julia Renó