Olimpíadas no Rio e eleições nos EUA explicam projeção
Por Tiago Bosco
Apesar das incertezas políticas e econômicas vividas no Brasil nos últimos meses, uma boa notícia. O mercado publicitário deverá crescer 2,3% este ano e 4,5% em 2016, indicam as previsões do World Advertising Research Center (www.warc.com) relativas aos 12 maiores mercados mundiais.
Em termos reais – considerando a inflação -, o mercado deverá crescer 1,2% este ano e 2,4% no próximo. A ausência de grandes eventos para 2015 justifica, segundo o relatório, que os valores para este ano sejam menos positivos que as previsões do ano passado.
A Índia e o Brasil são os mercados onde se estima que a publicidade mais aumente -respectivamente 12,4% e 7,1%, apesar da crise econômica que afeta os dois países. No Reino Unido, espera-se uma melhoria de 6,6%.
Em sentido oposto, antecipa-se uma quebra de 13,1% do mercado publicitário na Rússia e de 0,2% em França, os únicos dois mercados em que a instituição prevê quebras em 2015.
A internet continua a ser o meio de crescimento mais forte para este mercado, estimando-se um acréscimo de 16,1% em 2015 e de 12,9% em 2016. Em contrapartida, a publicidade televisiva poderá cair 1,9% em 2015 voltando, no entanto, a subir 2,5% no próximo ano.