Cada dia mais, podemos ver o uso de plataformas digitais por grandes jornais. O meio digital veio para ficar. Priorizar o impresso atualmente pode significar perda de leitores e assinantes. Muitos jornais cometeram esse erro e caíram no ostracismo.
Nessa última década, com o acesso cada vez maior do público à internet, o principal desafio encontrado pelos jornais tem sido se destacar e gerar engajamento dos leitores. Nesse meio tempo, algumas práticas e recursos utilizados pelos informativos já foram consolidados e podemos ver o que deu certo e o que não deu certo.
É natural que os donos de jornais e jornalistas se sintam perdidos quanto ao que fazer para engajar os leitores de seu jornal regional. Portanto, listaremos, aqui, algumas dessas ideias inovadoras, recomendadas pelos especialistas e pesquisadores da área, para conquistar mais leitores e, possivelmente, mais assinantes.
É essencial que seu jornal esteja presente em todas as redes sociais. Praticamente todos os noticiários mais importantes já têm suas contas nas mais diversas redes sociais. Mas marcar presença não é suficiente.
O uso das redes sociais pode ser uma ótima forma de publicar suas matérias, mas também pode ajudar na busca por acontecimentos noticiáveis.
Com o aumento do acesso à internet, qualquer pessoa com um celular pode se tornar fonte de informação.
Crie conteúdo próprio e dedicado à cada rede social do seu jornal regional. Dessa forma o leitor se sentirá mais envolvido com seu jornal, podendo se tornar um colaborador no futuro.
Além disso, busque se informar e programar-se para os horários de maior uso de cada rede social. Dessa forma, você aproveita para ganhar maior visibilidade entre os leitores de determinada rede.
Uma boa dica para criar uma comunidade são as caixas de comentários permitidas aos leitores cadastrados. No entanto, é importante filtrar conteúdos que possam ser considerados ofensivos.
Dados mostram que, cada vez mais, as pessoas usam a internet para se informar. Os especialistas da área recomendam que se dê prioridade à plataforma digital, pois essa exige notícias em tempo real.
Especialistas aconselham sempre montar um calendário programando-se com postagens que podem ser buscadas em determinados períodos do ano.
Por exemplo, próximo ao carnaval, já programe postagens com dicas de como aproveitar melhor os blocos, ou como fugir do carnaval, para os que evitam a folia.
Dessa forma, ao se prevenir, o jornal conquista credibilidade com os leitores.
Atualmente, muitos jornais já contam com mecanismos que mantêm seus leitores informados em tempo real sobre os acontecimentos. Por exemplo, durante as eleições, podemos ver como andam as votações por zona eleitoral nos grandes portais de notícias.
Utiliza-se recursos, como infográficos animados, ou páginas atualizadas minuto a minuto. Dessa forma, direcionando o leitor para o seu site, não se sobrecarregam as redes sociais, e evita-se a repetição.
O meio digital permite também transmissões de vídeo ao vivo, de forma barata e com qualidade.
Os especialistas em mídias têm nos avisado sobre o fim do jornal impresso, que não acontecerá de forma anunciada, mas gradativamente. Portanto, é importante inovar para deixar seu jornal mais acessível aos seus leitores.
Essas foram algumas ideias inovadoras para que seu jornal regional possa entrar no mundo digital já fortalecido. Não deixe de conferir nosso post sobre como aumentar o número de assinantes do seu jornal regional ou revista.