Especialista na área comercial orienta sobre a importância de investir na base dos consumidores
Conquistar um novo cliente pode custar até 5 vezes mais caro do que manter um cliente, por isso é muito importante reter e fidelizar esse consumidor. Muitos empreendedores caem na armadilha de acreditar que o segredo para o sucesso está em adquirir novos clientes, mas a realidade é diferente. A atração de novos clientes depende de um grande investimento de energia, tempo e dinheiro. Fazer um desconhecido se tornar cliente do negócio é muito mais complexo do que vender de novo para quem já comprou da empresa.
Fabrícia Maia, administradora de empresas e especialista na área comercial, explica que investir em novos clientes sem ter um processo válido e ativo é rasgar dinheiro. “Conquistar um novo cliente é muito caro. E pode acontecer de vender para essa pessoa só uma vez e ficar no zero a zero. Vender de novo para quem já comprou de você, otimiza o investimento feito inicialmente para atrair esse consumidor”, diz. Logo, quanto mais vende para alguém, mais lucro aquele cliente deixa na empresa.
Ao focar na sua base de clientes, você aproveita o relacionamento já estabelecido, a confiança conquistada e até mesmo as oportunidades de vendas identificadas. “Além disso, ele já conhece seu trabalho e sua entrega. Não precisa ser convencido da qualidade e nem que sua empresa é séria e segura. Da mesma forma, acontece o aumento do LTV, que é o tempo que o cliente se mantém comprando de você. Quando cuidamos dos nossos clientes esse tempo tende a crescer, e se sua oferta permitir pode até se tornar eterno”, completa a especialista na área comercial.
Como investir na base de clientes?
Fonte: Fabricia Maia, 45 anos, casada, administradora de empresas e atuo há quase 20 anos na área comercial, 12 deles no mundo corporativo em uma multinacional. @fabriciamaiavaz
Foto: Reprodução | Internet