Por meio de requerimento verbal aprovado por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, ao final da reunião ordinária na última terça-feira (27), o vereador Marcos da Luz (PT) apresentou Moção de Repúdio à diretoria do Tricordiano, equipe que disputa o Campeonato Mineiro do Módulo ll.
O protesto se pautou na falta de respeito do time com que a imprensa do Vale do Aço, em especial a Rádio Vanguarda, como a emissora foi tratada no domingo, dia 25, segundo relatos dos próprios profissionais, no instante em que buscava fazer a cobertura da partida entre o mencionado clube de futebol e o Ipatinga, no Estádio Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, onde o Tricordiano atualmente manda os seus jogos.
Pelo que consta, sua Diretoria, em uma partida envolvendo muitas polêmicas devido a não liberação do laudo do Estádio, jogando com os portões fechados ao público, impediu o trabalho dos repórteres e comentaristas na cobertura do evento. Na ocasião, repórteres e comentaristas da Vanguarda, demonstrando muito profissionalismo, transformaram a carroceria de uma caminhonete em cabine de transmissão na parte externa do Estádio.
“É lamentável ainda depararmos com ataques, agressões e censura a imprensa. O que aconteceu com a Rádio Vanguarda poderia acontecer com qualquer outro veículo de comunicação. Cabe a nós legisladores denunciarmos e não aceitarmos tal situação, em defesa da Democracia e da Liberdade de Imprensa”, enfatizou Marcos da Luz.
A pedido do autor, cópia da nota de repúdio será encaminhada também à Federação Mineira de Futebol e à Associação Mineira de Cronistas Esportivos, em Belo Horizonte.
Contratações temporárias
Através do Requerimento nº 46/2018, igualmente aprovado pelo plenário, o vereador Marcos da Luz cobrou da Administração Municipal a lista dos contratados pela Prefeitura de Coronel Fabriciano, com nome, cargo, salário e lotação, e demais informações sobre as contratações temporárias realizadas neste ano de 2018, tais como critérios, amparo legal, cópia do Edital do Processo Seletivo Público, classificação, resultado final e instrumento convocatório para contratação. Segundo o parlamentar, vários munícipes o tem procurado em busca destas informações. O documento foi assinado ainda pelos vereadores Professor Edem e Thiago Lucas.