A Associação de Imprensa Nacional, com sede em Belo Horizonte – MG, apóia a criação da Associação Profissão Jornalista, em São Paulo, solidários ao Movimento Jornalistas Pró-Conselho, bem como apoiamos e queremos sempre agregar valores, somar forças e intenções para assegurar e ampliar as conquistas sociais da Comunicação em geral.
A classe jornalística está prestes a ganhar mais uma entidade. Trata-se da Associação Profissão Jornalista, que tem evento de lançamento marcado para o dia 22 de outubro, a partir das 14h, na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Aberto ao público, o encontro contará com assembleia que discutirá os propósitos da nova instituição, além de definir os integrantes da diretoria.
“Durante a assembleia será lido, debatido e votado o estatuto da associação. Em seguida, serão eleitos os integrantes da diretoria e do conselho de fiscalização da gestão. Estão convidados jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo interessados nos temas relativos ao exercício ético da profissão, assim como nos desafios que a atividade enfrenta no Brasil e no mundo”, anuncia o grupo idealizador da associação.
Jornalistas Pró-Conselho
A formatação da Associação Profissão Jornalista surge como parte dos processos realizados por colegas que defendem a criação de um conselho nacional para reger o exercício da profissão. O movimento que visa a implementação do conselho surgiu em 2013 e, ao longo dos últimos anos, promoveu encontros e seminários pelo país. A ação conta, inclusive, com colegiado diretivo – atualmente com 11 integrantes.
Os preparativos do lançamento da associação contam com os trabalhos de 20 profissionais: Fred Ghedini, Bia Bansen, Dal Marcondes, Janes Rocha, Caru Schwingel, Fabio Ramalho, Everaldo Gouveia, Janes Rocha, Celso Bacarji, Pedro Nastri, Valdir Baptista, Katherine Rivas, Geriane Oliveira, Paulo Cannabrava, Erothildes Medeiros, Fábio D’Urso, Antonio Graça, Viviane Nunes, Antonio Moura e Luciana Juhas.