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Marketing Digital: Principais Tendências para 2016

19 de setembro de 2016Felipe de JesusNotícias

Quando um novo ano se aproxima, começam a surgir questionamentos sobre o que será tendência e estratégia obrigatória para as campanhas de marketing. Somado ao ano anterior, que foi cheio de incertezas, essas questões são ainda mais importantes.

Observando o cenário do mercado em 2015, já é possível dizer o que vem de novo, o que irá se fortalecer e aquilo que já é conhecido entre os profissionais da área e será indispensável para garantir o sucesso de uma estratégia de marketing.

Automação do Marketing

A automação do marketing já é uma realidade para quem trabalha na área e para a maioria das grandes empresas. A novidade é a adesão das pequenas e médias empresas.

O marketing digital é uma estratégia que pode ser ajustada a negócios de qualquer área e porte, trazendo clientes dentro do público-alvo com mais assertividade.

Marketing de Conteúdo

O conteúdo estará ainda mais em evidência, seja ele em formato de texto, vídeo, áudio ou imagem. Ele é parte essencial das estratégias de marketing digital, contribuindo para o aumento da visibilidade da marca, da sua autoridade em certo assunto, atraindo clientes tão fiéis que se tornam defensores da mesma.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido com 50 jornalistas e 50 marcas mostra que empresas e profissionais irão investir na criação de conteúdo criativo. Além disso, 64% das marcas afirmaram que em 2016 o investimento nessa área será ainda maior que em 2015.

Mas não pense basta ter um blog. O marketing de conteúdo é uma estratégia que exige bom planejamento dos temas trabalhados, levando em conta o estágio de compra de cada lead, além da persona (o seu público-alvo).

Considerado isso, você deve escolher qual material deve ser usado – eBook, whitepaper, infográfico, planilhas etc.

Marketing de Relacionamento

Construir um relacionamento cada vez mais próximo e personalizado com seu público já é considerado uma ação básica para qualquer empresa. É com ele que você vai atrair, nutrir e fidelizar seus clientes, com o auxílio do marketing de conteúdo.

Para que essa estratégia funcione, é preciso planejar a divulgação. Email marketing, landing pages, blog post e postagem nas redes sociais vão te ajudar a levar esse conteúdo até o seu público. Investir em Facebook Ads e Google Ads também ajudará nesse relacionamento.

Vale lembrar que a criação de uma seção de Perguntas Frequentes no seu site também faz parte da estratégia de marketing de conteúdo e marketing de relacionamento. Ela demonstra o interesse da empresa em solucionar dúvidas dos clientes de forma rápida, estreita esse relacionamento e ainda contribui para a otimização do site.

Pesquisas além dos mecanismos tradicionais

O Facebook já está trabalhando em seu próprio mecanismo de buscas. Será necessária uma adaptação da forma como trabalhamos a otimização do conteúdo e as estratégias de investimentos (anúncios pagos).

Smartphones no domínio

A última pesquisa divulgada pelo IBGE sobre o uso da internet no Brasil mostra que acessos via plataformas móveis vem crescendo, mas o desktop ainda lidera. Para o próximo ano, é esperado que esse cenário se inverta. O próprio Facebook já declarou que a transição para a internet móvel já aconteceu.

Frente a isso, quem ainda não tem sites responsivos ou mesmo aplicativos para facilitar a usabilidade dos seus serviços em smartphones e tablets, já está ultrapassado. Até mecanismos de busca como o Google já anunciaram que os sites responsivos têm prioridade nos resultados de busca.

Internet das Coisas

Como os smartphones já fazem parte do nosso dia a dia, a automação dos objetos em nossas casas e escritórios é uma realidade que só tende a crescer em poucos anos.

Essa tendência é promissora para 2016. Controlar o acender e apagar das luzes da sua casa ou empresa, acionar alarmes ou mesmo inserir a lista de compras em um tablete acoplado na geladeira e depois acessá-la do supermercado via plataforma móvel será algo tá simples quanto acessar sua conta bancária pela tela do seusmartphone.

Felipe de Jesus
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